Duma maneira geral pode dizer-se que o edifício do Planetário Calouste Gulbenkian ocupa, em planta, uma área limitada por uma linha poligonal regular (octógono), com lados de comprimento igual a 15,60 metros.
A sala destinada à projecção é formada por uma superfície circular, com 25 metros de diâmetro, cujo centro coincide com o da superfície poligonal.
Entre a parede circular que limita a sala e a linha poligonal exterior, existe um espaço com a largura de 5,70 metros formando uma galeria de circulação e exposições permanentes e temporárias, na qual se abrem as portas de acesso ao exterior.
A cobertura da sala de projecção é constituída por uma cúpula hemisférica em betão armado com cerca de 7 cm de espessura média, na qual foi utilizada uma rede metálica triangular tipo "Dywidag", evitando, assim, a construção de um cimbre. Esta rede metálica sustenta placas de omnilite, formando o forro interior da cúpula revestida a chapa de alumínio perfurado, constituindo uma superfície semiesférica com 23 metros de diâmetro e 870 m2 de superfície.
Planetário Calouste Gulbenkian
Praça do Império
1400-206 Lisboa
Planetário Calouste Gulbenkian
Praça do Império
1400-206 Lisboa